Eventos
INSCRIÇÕES ABERTAS PARA CICLO DE OFICINAS DE MATEMÁTICA DE 2018.1
Estão abertas as inscrições para o Ciclo de Oficinas de Matemática 2018.1, de tema Traçado de curvas – Trilhando Novos Caminhos. As oficinas acontecerão nos dias 03/05, 10/05 e 17/05, das 14h30min às 18h. As inscrições deverão ser feitas aqui do dia 02/04 até o dia 20/04. Para participar, é necessário ter cursado com aproveitamento Cálculo Diferencial e Integral II. As vagas são limitadas (30 vagas para alunos da Instituição e 5 para alunos externos). No dia das oficinas é necessário trazer os seguintes itens:
- Régua
- Compasso
- Calculadora
- Par de esquadros
- Escalímetro
- Canetas ou lápis de várias cores
OFICINA DE TRIGONOMETRIA – REVISITANDO A FUNÇÃO SENO – CICLO DE OFICINAS 2017.2
Nos dias 18, 24 e 25 de agosto o PMI – Projeto Matemática Interativa realizou como parte de suas atividades o Ciclo de Oficinas de Matemática, intitulada Trigonometria – Revisitando a função seno. A promoção dessa oficina foi exclusiva para os alunos dos cursos de Engenharia. Dessa vez uma parcela das inscrições foi aberta para o público externo e os inscritos foram professores em formação de uma instituição pública da região, o que reforça o propósito da Candido Mendes – Campos em contribuir com a formação de bons profissionais na região. O curso contou ainda com a presença ativa dos professores Márcia Valéria Azevedo de Almeida Ribeiro e Rogério Trindade Lisbôa, que compartilharam as atividades com os alunos, contribuindo exemplarmente para a promoção de um ambiente de busca constante de aprimoramento e colaboração mútua.
Os participantes receberão certificado de extensão universitária emitido pela Coordenação de Pós-graduação. A oficina foi ministrada pelo Prof. Salvador Tavares, coordenador do PMI.
OFICINA DE TRIGONOMETRIA – Inscrições abertas
Estão abertas as inscrições a oficina “Trigonometria – Revisitando a função seno”, promovida pelo Projeto Matemática Interativa – PMI. O evento acontecerá nos dias 18/08, 24/08 e 25/08, das 14h às 18h, e os interessados em participar deverão se inscrever aqui até o dia 16/08. As vagas são limitadas (40 vagas para aluno da UCAM e 05 vagas externas) e as inscrições gratuitas. Confira abaixo o material necessário para participar das oficinas:
1 – Calculadora científica;
2 – Par de esquadros;
3 – Transferidor;
4 – Compasso;
5 – Escalímetro.
I PARTE DA OFICINA DE NOÇÕES DE TRIGONOMETRIA – CICLO DE OFICINAS 2015-1
No dia 19/03/2015, das 14 h às 18 h, ocorreu a primeira parte da Oficina de Noções de Trigonometria para os cursos de Engenharia.
A atividade que integra o calendário do PMI foi bem concorrida, com inscrições esgotadas e uma lista de espera.
As fotos mostram os alunos empenhados, trabalhando as atividades propostas.
No dia 26/03/2015, ocorrerá a segunda parte desse curso.
CICLO DE OFICINAS 2015-1
Ciclo de Oficinas de Matemática é uma das ações do PMI que tem por objetivo (re) visitar alguns temas de Matemática considerados como assunto que os alunos dos diversos cursos encontram dificuldades.
O tema será (re) apresentado sob a forma de oficina com a participação dos alunos nas diversas atividades programadas pelo professor tutor.
Os alunos deverão fazer suas inscrições de acordo com o calendário de inscrições a ser divulgado de modo que o material e sala possam ser adequadamente providenciados.
Os participantes poderão computar horas PAC e ainda receberão ao final do semestre um certificado de extensão universitária, que será emitido pela Coordenação de Pós-Graduação e Extensão, contendo a carga horária do total de participações.
As inscrições deverão ser feitas na Coordenação do PMI, no anexo à Sala 101.
O tema da primeira oficina de 2015-1 será Trigonometria, e obedecerá ao calendário abaixo.
Mês | Data | Horário | Assunto | Nº de Vagas | Período de inscrição |
Março | 19/03 | 14h às 18h | Trigonomia
Parte I (*) Prof. Salvador Tavares – Sala 103 |
40 | 03/03 a 17/03 |
26/03 | 14h às 18h | Trigonometria
Parte II (*) Prof. Salavdor Tavares – Sala 103 |
40 |
(*) O material indispensável para as atividades são: calculadora científica, par de esquadros, régua, transferidor, canetas de cores variadas e um bloco de papel milimetrado pequeno.
Programação:
- Unidades de medida de ângulo e arcos: o grau e o radiano;
- Clico trigonométrico;
- Funções seno, cosseno e tangentes: Definições, gráficos e propriedades;
- Transformações da função seno;
- Aplicações.
CURSO INTENSIVO DE MATEMÁTICA 2014-2
Na UCAM – Campos, os alunos que ingressaram em 2014-2 participaram do Curso Intensivo de Matemática no período de 28/08 a 08/08.
As atividades são realizadas nos dois turnos, além dos plantões de dúvidas para aqueles que precisam de ajuda para resolver as listas de exercícios.
Turmas cheias e alunos motivados marcaram o início do período letivo dos calouros 2014-2.
CICLO DE OFICINAS DE MAIO-2014
Em maio de 2014, dando continuidade ao Ciclo de Oficinas de Matemática promovido pelo PMI, foi realizada a Oficina Elementos de Geometria para Processos Industriais.
Na oportunidade, os participantes puderam compartilhar experiências que serviram para ilustrar, por meio de medições, práticas interessantes, que contribuíram para (re)visitar conceitos de Geometria.
GABARITO DA VERIFICAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Após duas semanas de curso intensivo, os alunos ingressantes fizeram uma Verificação da Aprendizagem, com o objetivo de diagnosticar o quanto agregaram de conhecimento em relação aos conceitos matemáticos trabalhados nesse período.
A Verificação da Aprendizagem, com 10 questões versando sobre os assuntos tratados em sala de aula durante essas semanas de curso, foi realizada nos dois últimos horários dessa sexta-feira.
Clique aqui para conferir o gabarito.
CURSO INTENSIVO DE MATEMÁTICA 2014-1
A Universidade Candido Mendes recepcionou as oito turmas dos cursos de Engenharia, Administração e Ciências Contábeis promovendo o Curso Intensivo de Matemática, que tem por objetivo (re)visitar os principais conceitos básicos de Matemática tão necessários para o bom desempenho dos alunos.
Durante duas semanas, no período de 20/01 a 31/01, os corpos docente e discente desenvolveram atividades conjuntas de aulas teóricas e práticas.
No turno da tarde, das 14 h 30 min às 18 h, o atendimento de monitores e professor tutor, em plantões de dúvidas, ajudaram os alunos que desejaram aprofundar os conhecimentos sobre os assuntos abordados em sala.
OFICINA: A FUNÇÃO POLINOMIAL DO 1º GRAU – MODELANDO FUNÇÕES APLICADAS À CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO
No sábado 09/11/2103, das 8 h 30 min às 12 h 30 min, foi realizada uma oficina de Matemática numa ação conjunta entre a Coordenação Geral de Ensino, o PMI – Projeto Matemática Interativa e a coordenação do curso de Administração.
Os alunos tiveram participação intensa, resolvendo os exercícios propostos, sendo uma manhã muito proveitosa. Alunos motivados compareceram às atividades para aprimorar seus conhecimentos. Estes são os indicativos da razão do curso de Administração da UCAM – Campos ser o melhor.
Ações positivas como essa fazem parte dos objetivos do Projeto.
CURSO INTENSIVO DE MATEMÁTICA 2013-2
No período de 22/07/2013 a 02/08/2013, o PMI promoveu o Curso Intensivo de Matemática para os alunos ingressantes em 2013-2 nos diversos cursos da UCAM – Campos.
O PMI proporciona grupos de estudos com monitores em horários variados para você tirar dúvidas.
O PMI promove cursos intensivos visando (re)construir e clarificar conceitos matemáticos importantes para você acompanhar o curso.
Os professores motivados participaram do curso intensivo de Matemática de 22/07/2013 a 02/08/2013.
ENCERRAMENTO DO CICLO DE OFICINAS 2013-1
No dia 15 passado, encerraram-se as atividades do Ciclo de Oficinas 2013-1. O tema desse último encontro foi “Sistema Internacional de Unidades – Questão de cidadania“.
Nas fotos, três dos participantes do encontro desse sábado.
A coordenação do PMI parabeniza a aluna Letycia Peixoto Fonseca, do 4º. período noturno de Engenharia de Produção, por ter participado de todos os encontros do Ciclo de Oficinas 2013-1.
CICLO DE OFICINAS 2013-1
No sábado, dia 25/05, o tema do Ciclo de Oficinas de Matemática promovido pelo PMI foi O Cálculo de Volumes. Atividades desafiadoras e alunos motivados foram responsáveis pelo sucesso do evento.